"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A importância da leitura na vida profissional e acadêmica



Após um bom tempo de ter lançado o blog, encontrei um tempo para de fato escrever e neste primeiro POST resolvi escolher o tema "LEITURA". Espero que goste, e vamos manter a regularidade dos posts para que ajude você no hábito da leitura.

Seja bem-vindo e aproveite.

A quantidade de informação com qual lidamos diariamente é absurda, e cada dia devemos buscar exercitar a eficiência na seleção da informação que chega até nós. Como professor universitário estimulo meus alunos a desenvolverem o hábito da leitura, e ressalto a importância e os benefícios decorrentes deste hábito que deveria ser estimulado como prazer e não como uma mera obrigação.

"A humanidade gerou a mesma quantidade de informação nos últimos 50 anos que nos 5 mil anteriores. Esse número duplicará nos próximos 26 meses. Em 2010, a informação duplicará a cada 11 horas." Fonte: CENADEM

Toda esta quantidade de informação muitas vezes pode gerar um desestimulo na busca de informação, pois não conseguiremos dar vencimento a todo este conhecimento gerado. Precisamos estabelecer uma meta, traçar o que desejamos aprender ou aprender o que é necessário aprender. Uma coisa podemos ter certeza, você vai conseguir encontrar a informação que desejar encontrar.

Como auto-didata em muitas linguagens de programação, no início da minha carreira em informática, e hoje em dia em muitos outros assuntos que não fizeram parte da academia. Consegui adquirir este hábito algo em torno dos dezessete anos. E desde então procuro sempre estar lendo livros técnicos e não-técnicos. O segredo da leitura está no prazer que ela lhe proporciona e o estímulo para adquirir novos conhecimentos. Não se limitar ao que apenas é lhe passado pelo professor, pelo colega de trabalho ou por apenas uma fonte literária. É importante desenvolver o hábito de questionar positivamente, afim de buscar outras alternativas para um problema, gerar conhecimento em cima de um conhecimento já existente.

Muitos profissionais da Tecnologia da Informação, paradoxalmente, não desenvolvem o hábito da leitura ou não conseguem filtrar o bombardeio de informações que recebemos diariamente por e-mail, revistas, livros, tele jornais, rádio, outdoor, portais de informação. Bem, são inúmeras as fontes e a qualidade da informação que recebemos e não sabemos muitas vezes o que fazer com ela.

Costumo dizer que quem não ler, não vai saber fazer um bom relatório, não vai conseguir organizar suas idéias, não vai conseguir construir uma linha de argumentação para que possa convencer seu cliente de que sua solução seja melhor que a do concorrente. Não podemos apenas falar o "tecniques" que muitas vezes nem você mesmo entende, mas acha que impressiona, doce ilusão.

O que diria da vida acadêmica, basta colocarmos nas provas questões como "explique", "justifique", "descreva" e tenho que pedir a Deus para que venha pelo menos três linhas escritas de forma coerente e principalmente legível. Atribuo boa parte destas deficiências a ausência do hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita. Não os condeno, mas todos nós devemos lutar para superar as nossas deficiências e principalmente o hábito da leitura.

Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails