"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Ambientes Colaborativos, lenda?
Com o advento da Web 2.0 a interatividade da web ficou muito mais amigável para os usuários, facilidades como clicar e arrastar, blibliotecas de vídeos, sites de relacionamento, blogs, ligaram ainda mais as pessoas virtualmente.
Isto sem falar de cursos de Eduacação a Distância (EAD), modalidade hoje já reconhecida pelo MEC, inclusive para cursos de graduação e pós-graduação. Ao contrário do que muita gente pensa, você tem que estudar muito mais do que em um curso presencial, no qual o professor já traz o conhecimento "mastigado" para o aluno, na EAD você tem que ir em busca do conhecimento, compartilhar, construir conhecimentos juntos.
Segundo o instituto Gartner, especializado em tendências de TI, em 2015 os profissionais irão gastar mais de 80% do seu tempo trabalhando em colaboração remota (Você S/A, Março 2008).
O que falta para as empresas aderirem com mais vigor ao Home Office(trabalhar em casa)? Alguns dos fatores que ainda criam barreiras para as empresas é um ambiente que promova de fato cooperação entre os membros de uma equipe e o efetivo controle das atividades, a questão cultural de não ter seu funcionário sob o alcance dos olhos do chefe. A bem da verdade, nem todos tem um perfil adequado para o Home Office, mas este vai ser um caminho para principalmente para deixar de se perder tempo nos congestionamentos, cada vez maiores nos grandes centros urbanos.
Nós, profissionais de tecnologia da informação, precisamos estar atentos as tendências do mercado, criar e adaptar ferramentas e ambientes que promovam suporte a cooperação virtual. Estudar no mundo virtual já uma necessidade e um hábito que muitos de nós já inseriram no seu dia-a-dia, mas não basta apenas estudar, precisamos contribuir com a disseminação do conhecimento.
Dissemine o trabalho e o estudo cooperativo apoiado por computador. Está já é uma realidade, sai na frente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário