"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Produtividade com o GoogleDocs
Os leitores mais assíduos já devem ter percebido que sou um ávido usuário das ferramentas da Google, o que mais me deixa entusiasmado com o Docs, por exemplo, é a possibilidade de criação e manutenção de documentos de maneira colaborativa. Cada dia que passa nos envolvemos cada vez mais em diversas atividades e com pessoas geograficamente separadas de nós, seja por apenas um sala, ou milhares de quilômetros de distância. Digo isto por experiência própria.
A distância, a falta de disponibilidade de tempo juntos são fatores que impedem a produção de conhecimento colaborativo, pois a compatibilização de agendas é um dos grandes desafios da produtividade e agilidade. O GoogleDocs é uma alternativa para minimizar este problema, nele você pode centralizar o local da produção, gestão e manutenção de documentos como Planilhas Eletrônicas, Arquivos Texto e Apresentações, mas o melhor de tudo é poder editar o mesmo arquivo por mais de uma pessoas simultaneamente. Na planilha eletrônica e na apresentação você ainda tem os recursos de chat durante a edição, facilitando a comunicação instantânea.
Com o Docs você pode criar sua estrutura de pastas, organizar por assuntos, fazer pesquisas nos documentos, exportar para um formato Microsoft Office e BROffice ou OpenOffice e PDF. Além dos formatos de exportação, uma das características que são extremamente úteis é o controle automático de versão, onde você pode comparar e recuperar os documentos alterados a partir de um determinado ponto, sem que você se preocupe com absolutamente nada. Você só vai entender a utilidade disto, quando de fato precisar. Estava recentemente escrevendo um artigo de forma cooperativa pelo Docs quando em determinado momento, como nem tudo é perfeito, o documento foi corrompido!!! Ficamos desesperados, pois estávamos na fase final do artigo para podermos submetê-lo ao congresso, e isto foi como se todo nosso esforço tivesse sido sugado pela tecnologia, mas lembrando do controle de versão retornei a versão imediatamente anterior e, voilà*, o arquivo estava intacto, sem perder uma vírgula.
Temos muitas vantagens e desvantagens em tudo, mas só o fato de termos os documentos na Web, sem precisar de levar em pen driver, não ter que controlar um monte de versão do documento enviando por e-mail um monte de cópias sem saber o que seus pares de edição estão construindo no documento. Eliminando este protocolo APL (Arquivo Pra Lá) e APC (Arquivo Pra Cá) já não ganhamos muito em produtividade?
Atualmente tenho cerca de 172 documentos no Docs, entre planilhas, apresentações e documentos texto, alguns privados e muitos compartilhados, que são mantidos de maneira colaborativa com mais de 40 pessoas, com permissões específicas, alguns podem apenas ler, outros ler e alterar.
Acesse o link abaixo, que está no Youtube e que traduz de maneira ilustrada o aumento de produtividade que ganhamos com este ambiente... Aproveite!!!
GoogleDocs no Youtube: www.youtube.com/watch?v=eRqUE6IHTEA
Até a próxima!
* voilà: palavra de origem francesa, significa "eis aí". Vem de "vois là" = veja aí. sua pronúncia é vualá
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá!
ResponderExcluirBem, também sou usuário dessas ferramentas de dosc, planilhas etc.... tenho dois relatos:
1- primeiro um problema que ainda não sei resolver. Tenho problemas em compor documentos com formatações e que depois preciso imprimir ou exportar para word, excel.... ele perde toda a formatação. Isso inviabilizou a escrita colaborativa de um livro que estou fazendo.
2- um ponto positivíssimo :) Certa vez uma amiga estava com um problema, precisava abrir um doc que havia sido salvo num desses editores free num formato do editor(broffice sei lá). Nem o Word do Office 2007 conseguiu abrir o doc. Então tive a idéia de testar no Google. Fiz upload do arquivo e em seguida fiz download no formato do word. Ele perdeu formatações, mas o doc pôde ser aberto.
Muito boa suas colocações!
um grande Abraço.
PS-1: Escreve aqui sobre o Money =D
PS-2: Nada de Money novo né :(
Camarada, é bom vê-lo por aqui novamente.
ResponderExcluirBom você tem razão com relação a formatação, é verdade, isto é um problema. Para impressão resolvi este problema imprimindo em PDF, com o recurso do próprio DOCs. Mas não veja isto como um impedimento para a cooperação, escrevi um artigo de maneira cooperativa, e depois exporta para o padrão desejado e formata. É uma alternativa para não perder o benfício da cooperação.
Sobre o Money, deixei de utilizar há um bom tempo, não atualizaram mais em portugues depois da versão Money99. Encontrei um nacional muito bom e recomendo, FINANCE DESKTOP
Link: www.financedesktop.com