Quem é Mark Zuckerberg? O garoto que criou o Facebook, mas que tipo de pessoa ele é? Um gênio? Mau caráter? Oportunista? Ou simplesmente um empresário nato? Estas questões foram levantadas especialmente após o livro “Bilionários por Acaso” e o filme “A Rede Social”, baseado no primeiro.
Nenhuma das duas produções conseguiu acesso a Zuckerberg para que ele pudesse se explicar. O jovem mesmo não quis, recusando os contatos. Como as fontes utilizadas foram ex-colegas de universidade e, especialmente, Eduardo Saverin, o brasileiro que financiou parte do projeto, a imagem do rapaz não é das melhores.
David Kirkpatrick foi procurado por Mark para que pudesse escrever sua parte da história. “O Efeito Facebook” possui, por isso, total cooperação dos executivos da empresa. A liberdade de acesso do autor permite um perfil da controversa figura de Zuckerberg que até então não havia.
Além apresentar a versão “oficial” da história de como alguns estudantes de Harvard criaram uma das maiores redes sociais do mundo, Kirkpatrick observa como o Facebook foi ganhando importância e não para de crescer.
Sua influência no mundo real é analisada a partir dos movimentos políticos e campanhas que são iniciadas no site. Ao longo dos capítulos, fala-se dos sucessos e dos tropeços da empresa, inclusive a grande polêmica a respeito da privacidade.
Uma oportunidade para entender o fascínio da rede social sobre a vida das pessoas e as atitudes de Mark Zuckerberg, fundador, CEO e principal responsável pela notável ascensão da empresa.
O Efeito Facebook
Autor: David Kirkpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 392
Quanto: R$ 39,90
Autor: David Kirkpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 392
Quanto: R$ 39,90
(Diário do Pará/Folha On Line)
Fonte: Diário do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário