"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Agile e CMMI: Os opostos se atraem

Por Washington Souza

agile-e-cmmi-os-opostos-se-atraem


Apesar da percepção de que as melhores prática do CMMI e do Agile são opostas um com o outros, recentes pesquisas apontam justamente o oposto. O fato é que as organizações podem se beneficiar de ambos os modelos e melhorar significantemente o desempenho.


No final de 2008, o SEI publicou um artigo intitulado “Agile ou CMMI: Por que não abraçar os dois?. Este relatório foi escrito pela equipe do SEI e industria. Como sabemos, CMMI e Agile  usam métodos diferentes para se realizar o mesmo trabalho, e como já era de se esperar, ambos tem suas comunidades e seguidores. Mike Konrad, um membro senior da equipe do SEI, concorda e afirma que a tendência natural é formar “novos feudos” ao redor de método diferentes (e normalmente novos). No entanto, de acordo com o relatório, esta ação não é saudável para a profissão de Engenharia de Software.
“Como ambas as comunidades continuavam a aumentar, parecia ser o momento certo para abordar esta questão”. Explica Konrad. “Além dodisso, foi uma excelente oportunidade para nós do SEI dissipar alguns mitos e ajustar nosso entendimento.”

O aumento na adoção de CMMI e Agile aconteceu através de diversos fatores. Por exemplo, a adoção do CMMI normalmente vem de uma necessidade de negócios (como aumento de qualidade e produtividade), ou seja, vem de cima pra baixo, enquanto no Agile as coisas acontecem de forma mais flat. Desta forma, era inevitável o cruzamento de ambos os modelos já que a aprovação vinha aumentando.
Enfim, ambos os modelos podem se beneficiar muito um do outro, entretanto, há um entrave para isto acontecer na comunidade Agile, pois, para abraçar plenamente os benefícios do CMMI, a comunidade Agile precisa aprender mais sobre CMMI. Vale lembrar que como um dos princípios do Agile é “abraçar a mudança”, em pouco tempo poderemos ver esta mesma comunidade se adaptar e se beneficiar do CMMI. Esta, é uma ação que já esta acontecendo pois muitos dos “Agilistas” que a dois anos atrás torciam o nariz com o CMMI, hoje, estão tentando unir os dois.
No nível do projeto, o CMMI foca mais em fazer o projeto enquanto o Agile foca mais em desenvolver o produto.
Em outras palavras, o CMMI fornece as práticas de engenharia de sistemas que ajudam a ativar uma abordagem Agile sobre projetos maiores. Já os métodos Agile fornecem os “how to” em desenvolvimento de sistemas, que estão faltando no CMMI.
Konrad também comentou que algumas abordagens Agile não funcionam bem em todos os contextos, e alguns detalhes solicitados pelo CMMI podem ser considerados “um exagero” em um ambiente mais simples. No entando, existem algumas lições importantes para ambos os processos que realmente devem ser considerados, acrescenta Konrad.
CMMI Agile
O gerenciamento desempenha um papel fundamental para o sucesso do projeto O gerenciamento é como uma função de coach, que ajuda a eliminar barreiras para o progresso do projeto
O foco é na organização (empresa) O foco é no projeto ou na equipe
O CMMI é amplamente benéfico, especialmente em mercados maduros Métodos Agile tem maior benefício em mercados emergentes ou imcompreendidos
O CMMI pressupõe uma visão de longo prazo O Agile foca no curto e médio prazo
O CMMI nasceu em domínios de falhas de alto custo O Agile Floresceu am domínios de falhas de baixo custo
O CMMI tem forte ênfase em “revisar enquanto desenvolve Métodos
Agile pregam o desenvolvimento simultâneo
Com o tempo, veremos ambos se unirem mais e mais, e um dia serão chamados apenas de “melhores práticas de engenharia de sistemas” e provavelmente ninguém se lembrará desta rivalidade.

Fonte: Blog CMMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails