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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Azul acata sugestão e vira sucesso de marketing no Facebook


Sugestão de um seguidor para a empresa vender passagens a R$ 8, em comemoração à marca de 8 milhões de clientes transportados, fez a aérea aumentar em 16% seus seguidores e “vender bem” através da rede social.

Este é um exemplo de uma empresa que “escuta” o seu cliente e que está “atenta” aos seus movimentos, principalmente em se tratando do universo das redes sociais. A Azul Linhas Aéreas, ao comemorar seus 8 milhões de clientes transportados em 3 anos de operação, transformou um comentário de um seguidor de sua pagina no Facebook em negócio. O resultado? Mais de 6 mil aderiram, o que aumentou as suas vendas, e de quebra elevou em 16% o número de seus seguidores.


De acordo com o portal da revista Época Negócios, tudo começou com um comentário no Facebook, em 14/04/2011, quando a empresa aérea colocou uma foto para comemorar a marca atingida e logo, no segundo comentário, apareceu a dica: “8 milhões? Acho que é hora de fazerem uma promoção relâmpago de passagens por R$ 8... será um sucesso com certeza... Parabéns Azul!”.
No mesmo post, vários usuários concordaram com a sugestão de Cristiano dos Santos, analista de informação. Pensando nisso, Santos criou uma campanha no Facebook com a ajuda de uma amiga, a empresária Lívia Luz. O objetivo era transformar esse comentário em realidade: uma promoção de passagens a R$ 8 o trecho.




Foto e comentário que deram origem à promoção que, além das vendas, elevou o número de seguidores da página do Facebook da Azul Linhas Aéreas


Acatando a ideia
A campanha começou com 30 pessoas e em pouco menos de um mês arrebanhou 6.832 pessoas, informa a Época Negócios. A força da campanha fez o movimento inverso. Em vez de a companhia pedir uma sugestão aos usuários, como é comum em redes sociais, a empresa acatou a ideia.
“Entramos no movimento perguntando quais cidades deveríamos oferecer a promoção”, afirma Paulo Nascimento, diretor de marketing, comercial e tecnologia da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, à Época Negócios.

Joinville, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife foram os trechos mais pedidos. Com as cidades estabelecidas, a empresa lançou a promoção com duração de uma hora e trinta minutos, na manhã do último sábado (28/05/2011). Sem informar o número de bilhetes vendidos, o diretor da Azul se limita a dizer: “vendemos bem”.



Segundo a Época Negócios, além das vendas, a ação rendeu para Azul mais seguidores no Facebook. Antes da campanha, a empresa tinha 150.000 pessoas que curtiam a sua página na rede social e agora são mais de 174.000.
“Os consumidores estão cada vez mais entendendo que a comunicação com as empresas nas redes sociais é mais rápida e ágil”, diz Nascimento. 

Fonte: Blog da Central Brasil

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