"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates
sexta-feira, 20 de março de 2009
Ética, ou tem ou não tem!
Antes de qualquer coisa, alguém poderia definir o que é ÉTICA? Muitos de nós entendem e cobram a ética das pessoas, mas não conseguem definir. Para minimizar esta sensação de indefinição, pesquisei e trouxe para este post para que possamos ampliar nossos conceitos.
Acessei o dicionário on-line Priberam e fiz algumas pesquisas e encontrei:
Ética: ciência da moral;
Moral: conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento;
conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas;
parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo;
ética;
teoria ou tratado sobre o bem e o mal;
lição, conceito que se extrai de uma obra, de um fato, etc. ;
Este início de ano tivemos algumas notícias na mídia que retratam o aspecto ético das pessoas, ou a falta dela. Para iniciar, um dos secretários de Obama tem problemas com a receita federal, por não pagar devidamente seus impostos. Aqui no Brasil, tivemos recentemente filha de senador utilizando o telefone celular do senado para uso em viagem internacional. Apenas estes dois exemplos para refletirmos sobre a ética, pois se fossemos enumerar não faltariam exemplos.
Seguindo a definição encontrada, podemos entender o porque de muitas empresas, entidades e organizações civis ou públicas editarem seus Códigos de Ética. Que a princípio são construídos para serem conhecidos e observados, afim de primar pelo bem estar coletivo, e promover continuidade do grupo e convivência pacífica de todos.
A ética é um conjunto de valores que irão reger seu comportamento, e o comportamento da sociedade que você está inserido, seja esta seu pais, sua empresa ou sua família. Este valores irão nortear a sua conduta, daí suas escolhas, que se não forem reguladas por um padrão ético abre a permissividade para satisfazer seus interesses pessoais em detrimento aos interesses do grupo.
Ser ético é manter um padrão comportamento, independente das circunstâncias sob as quais você está sendo submetido. Quase todas as profissões possuem código de ética também, e precisamos estar preparados para enfrentar as situações que exigirão um comportamento ético em nossa profissão, e na empresa que iremos trabalhar. Vou mais além em afirmar que temos uma ética universal que é formada em casa, desde criança, e que no final chamamos de caráter.
Seja ético! Não seja permissivo apenas quando lhe convém. Não existe alguém mais ou menos ético. Não significa dizer que devemos ser infalíveis, mas reconhecer erros também é ético.
Ética, ou você tem, ou você não tem.
Até a próxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário