A maioria de nós quando estava saindo da fase de criança para a adolescência (as vezes antes), começamos a ouvir de nossos pais: "Estude, conhecimento ninguém tira de você". Muito bem, é uma verdade. A questão é que levamos dentro de nosso subconsciente este mantra, e quando chegamos ao mercado de trabalho temos medo de compartilhar o conhecimento que adquirimos, o que é óbvio, aprendemos que é este nosso diferencial, e que pode nos render uma promoção ou até mesmo o emprego.
Este conceito está arraigado na sociedade de maneira geral, as pessoas têm medo de compartilhar recursos, informação, contatos.... e por ai vai, a lista pode não ter fim. Mas o fato de não se querer compartilhar as coisas, deve-se ao conceito de que compartilhar é associado ao conceito de perda, quando deveria ser somar. Daí teme-se a perda de controle, de faturamento, de clientes, de amigos... outra lista sem fim.
O conceito é eu forneço, você consome! Lógico, dentro do que eu desejo liberar para seu consumo, ou do que me é conveniente. Isto vai das mídias informativas, televisão, artes, blogs e Softwares! Mas já há alguns anos estamos vivendo uma mudança nesta forma clientelista de ganha-perde, a cooperação do ganha-ganha tem tomado lugar. O lugar onde todos podem e devem ganhar e ter espaço e contribuir para a melhoria de algo que já existe, não deveríamos reinventar a "roda", vamos melhora-lá!!! Mas as pessoas querem ser o primeiro, o melhor, ainda que não dê o crédito a quem iniciou, ou pior, não deixamos ninguém contribuir com a melhoria do processo.
Jonh Maxwell, em um de seus livros (não me lembro qual) tem uma frase que acho extremamente adequada: "As pessoas defendem o que ajudam a criar". Os "nerds" dos desenvolvimento colaborativo de softwares estão anos luz na frente dos presunçosos que acham que podem fazer tudo sozinho, ou que são donos da verdade. Neste mundo da Web 2.0 todos são fornecedores e consumidores, de informação, de templates, de projetos, de lazer, comunicação.... outra lista sem fim! Este princípio é que tem feito as redes sociais explodirem, pela possibilidade das pessoas poderem exercer a contribuição, algo que eu acredito estar no gene humano, apesar de adormecido pelo individualismo.
Só temos dois caminhos, ou reaprendemos a cooperar, ou estaremos socialmente excluído desta nova sociedade, veloz e mais informada do que nunca! Não podemos e teremos condição de estar inventando uma roda a cada semana, coopere, contribua, permita que as pessoas cresçam junto com você e toda a sociedade ganhará, melhorando uma roda já existente.
E para fazer diferente não dei um título a este post, deixe seu comentário e dê um título a este post.
Colabore e faça a diferença!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário