"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ele quer saber tudo sobre você!

Fonte: Google Latitude
Ele quer sabe o que você faz, quando tira férias, com quem você conversa, do que gosta de fazer e onde você está. Não estou falando de Deus, mesmo que ele saiba de tudo isto e muito mais, não é Dele que estou falando. Estou falando do FACEBOOK PLACE, lançado no mês passado, ganhou comentário da mídia on-line durante quase 15 dias após seu lançamento. Mas este conceito não é novo, há pelo menos 2 anos já se tem o conceito do que chamamos Redes Sociais Geográficas. 
Uma das primeiras redes sociais geográficas foi o Google Latitude, que tem o objetivo similiar ao Facebook Place, indicar aos seus amigos onde você está naquele momento.  Dentre várias coisas que diferenciam um do outro, uma delas é a política de privacidade, que no Latitude, apenas as pessoas para as quais você deu o privilégio de saber onde você está é quem verá esta informação, diferentemente do Place, que uma vez concedido o privilégio, este pode ser estendido por quem você liberou a visualização para outras pessoas. Mas o pior de tudo isso é que você não tem conhecimento, nem controle sobre isto.

O Facebook já foi alvo de controvérsias sobre sua política de privacidade, agora imaginem além de todas as informações que os mais empolgados fornecem a sua rede de contatos, e intrinsecamente ao Facebook, agora também sabem por onde você andou, se está em casa, no trabalho ou fazendo uma viagem.

Daí o lado negativo das Redes Sociais Geográficas ganhou maior destaque, principalmente pelo fato da localização ser feita por triangulação das antenas de celular, para os que não tem GPS, e pode haver uma distorção de posicionamento por não ser 100% preciso. Imaginem por exemplo você ter que visitar um cliente que fica próximo de um Sex Shop, e o seu chefe precisa falar com você, só que antes ele vai ver onde você está, a margem de erro pode lhe indicar que está no Sex Shop ao invés de estar no cliente. Este é apenas um caso, você pode indicar um lugar como seu antigo trabalho e algum tempo depois o local foi vendido para outro negócio de natureza discutível.

Mas nem tudo é negativo, você ter informações privilegiadas de descontos, promoções de empresas que estão próximas de você, desde que tenha se cadastrado e informado seus interesses, e dado permissão para que a informação seja enviada. Ao visitar a cidade de uma amigo, pode saber se ele está na cidade ou próximo de você para que possam se ver, acompanhar a viagem de um filho ou de um parente em tempo real. Muitos destes recursos ainda não são oferecidos por aqui, mas em breve chegará.

Os benefícios são muitos, principalmente comerciais, todavia, as empresas precisam aprimorar as políticas de privacidade, pois o risco para a segurança pessoal e patrimonial ainda é muito alto, pois a informação ainda não tem garantia de visibilidade e controle.

Mas acredito que não teremos como fugir, e em breve alguém fará um uso comercial adequado desta tecnologia, trazendo benefícios para seus usuários.

E você tem coragem de usar uma rede social geográfica?

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails