"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

No Recife, Silvio Meira fala sobre o mercado de trabalho na área de TI

publicado no G1 Pernambuco
imagem do blog do Jamildo
Cientista do C.E.S.A.R. concedeu entrevista ao Bom Dia PE desta terça. Para ele, mundo vive fim da primeira fase da informatização das empresas.


O mercado de trabalho para quem domina a área de tecnologia da informação parece não ter limites. Para o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), Silvio Meira, em entrevista ao Bom Dia PE desta terça-feira (14), o mundo vive o fim da primeira fase da informatização das empresas e as pessoas estão começando a se informatizar. “Faz pouco tempo que as pessoas têm celulares e muito pouco tempo com tablets e laptops. Vamos ver a intervenção direta da tecnologia na vida com coisas que podemos antever, como a modificação de DNA, retinas artificiais, implantes”, destaca.

Questionado sobre a presença cada vez maior das máquinas na vida humana, Meira destaca que há mais de 3.600 milhões de anos o mundo já está envolvido com ferramentas tecnológicas. “Vivemos uma revolução da informação há muito tempo, que antes não era perceptível. Ela começou no fim da Segunda Guerra Mundial, com o transistor, e depois com sistemas digitais, que possibilitaram a construção dos primeiros computadores e depois a invenção dos softwares, na década de 60. A internet que é invasiva e está em toda a sociedade é um conceito da década de 60 e tem quase 50 anos”, explica.

Para Meira, o empreendedorismo não se restringe aos alunos de universidades. O cientista conta que é possível empreender apenas com o ensino médio em escolas técnicas. "A capital pernambucana tem um dos maiores centros de informática do Brasil, com todos os tipos de informação desde os cursos mais práticos até outros mais longos como graduação, mestrado e doutorado", diz Meira.

Para quem deseja seguir na área, o docente recomenda que primeiro é preciso se preparar para estudar a longo prazo e investir na educação de base. “É preciso se preparar com fundamentos de base como português, matemática e ciências. A prática e o conhecimento de computação, comunicação, aplicações, gráficos, robótica e engenharia de software são importantes, mas também é preciso que haja um casamento entre teoria e prática. Recife conta com o maior polo empreendedor de informática do Brasil, que é o Porto Digital”, conclui Sílvio Meira.

Além do Porto Digital, a capital pernambucana conta com outras oportunidades na área de informática, como o Instituto Tecnológico de Pernambuco (IFPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do C.E.S.AR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails