Publicado originalmente por PublishNews
Livraria Cultura viabiliza ferramenta para que usuários de smartphones pesquisem e comprem livros
Você viu um livro na casa de um amigo e ficou com vontade de comprar? Fotografe o código de barras, veja as informações e o preço, e compre com seu smartphone. Essa é a ideia que a Livraria Cultura está colocando em prática por meio de uma parceria com a Scanbuy, empresa que oferece serviços de leitura de códigos de barra e QR Code, líder mundial no segmento. Na prática, quem tiver o aplicativo da Scanbuy no celular pode acessar as informações dos livros em qualquer lugar – até numa livraria concorrente, por exemplo – e ser automaticamente direcionado para a loja virtual da Cultura.
Segundo Bernardo Abecasis, diretor geral da Scanbuy no Brasil, há um milhão de smartphones no país com o aplicativo da empresa – no mundo, são 50 milhões. No ano passado, a média de leitura diária de códigos por parte de brasileiros foi de cinco mil, conta o executivo. “Ainda é pouco em comparação com o resto do mundo, onde são feitas três leituras por segundo [ou 260 mil por dia], mas esperamos um crescimento exponencial da base de smartphones e, portanto, do número de leituras no país”, afirma.
Empresas varejistas e agências de publicidade, junto com grandes marcas, representam os principais clientes para esse tipo de ferramenta, diz Abecasis. A Scanbuy já tem parcerias para incluir o QR Code, por exemplo, em anúncios do Guia Mais e da editora Abril. Diversos tipos de conteúdo podem ser atrelados à leitura desse tipo de código.
No mundo dos livros, algumas editoras já incluíram QR Codes em capas e materiais promocionais. Recentemente, a Novo Conceito divulgou que todos os seus lançamentos estão saindo da gráfica com o código que dá acesso a book trailers e outras informações estampado em cada exemplar.
via Livros e Pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário