"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Compra coletiva - Cuidado com a capacidade de atendimento!

De volta ao Bússola Cristã Tec após um longo período de dedicação a escrita do Bússola Cristã, todos devem perceber que manter um blog já não é uma tarefa muito fácil, manter dois então é uma tarefa árdua, mas prazerosa. Mas esta será uma dualidade sempre perene, por isso que chamo os dois blogs de verso e reverso, são duas faces de uma mesma Bússola.

Hoje vamos falar um pouco sobre a febre que tem atingindo o Brasil, os sites de compras coletivas, hoje já temos em torno de 40 destes sites por aqui nas terras tupiniquins, já que este tipo de negócio surgiu nos estados unidos, que tem seu maior representante o site GroupOn com mais de 200 cidades catalogadas só nos Estados Unidos. O modelo de negócio basea-se no princípio: 'compra-se em quantidade para diminuir os custos'. Assim, os descontos praticados pelas empresas variam entre 50 a 90 por cento. Bom para o cliente que compra com preço bem abaixo do mercado, e bom para a empresa que recebe antecipado sobre uma venda que, geralmente, tem 6 meses de prazo para ser entregue ao cliente.

Mas nem tudo é uma maravilha como no país de Alice. Vejo muita gente se empolgar comprando promoções em vários site de compra coletiva, que como já citei pelo twitter, é um estímulo ao consumismo desenfreiado, fazendo com que você compre apenas porque está barato, então cuidado, você pode comprar coisas que não está em seus planos fazer uso de um determinado produto ou serviço.

Como não sou adepto de comprar por que está barato, não me empolguei muito com a compra coletiva, mas não pude resistir muito ao modelo de negócio, compre um "kit festas" (torta e 50 salgados) em uma das promoções anunciadas no Peixe Urbano com 50% OFF. Pois é, segui todo o protocolo do anúncio, que solicitava uma antecendência de 48h para atendimento do pedido, para evitar contra-tempos, fiz o pedido com 96h (4 dias) de antecedência. Para minha surpresa e reclamação, já que eu tinha seguido todo o protocolo do anúncio, a moça que me atendeu infomou com a voz um pouco trêmula (eu não era o primeiro a reclamar) que não poderia atender meu pedido para o dia solicitado, apenas com 8 dias. Mais eu queria usar em 4 dias, frustrante.

Diante deste caso, tirei algumas lições que acho que vale a pena você ficar atento:
- Compre de empresas que você já a cohece, comprar de empresas desconhecidas corre o risco de não receber o produto com a qualidade e tempo adequado.
- Avalie a capacidade de atendimento X itens vendidos da promoção
- Avalie a capacidade de atendimento X Necessidade de uso em curto prazo
- Conheça o preço do produto ou serviço antes da promoção, percebi que tem muita empresa colocando o preço de venda no site que bem superior ao preço realmente praticado, assim dá sensação de estar ganhando um grande desconto.
- Avalie DETALHADAMENTE o anúncio do produto ou serviço, ele é seu contrato de compra e venda.

Muitas vezes as empresas não têm noção da capacidade da mídia colaborativa,  veja o exemplo do Twix, e acabam tornando uma ferramente fortíssima de marketing em uma arma mortífera para a imagem da empresa. Agora vou ter que solicitar meu "Kit festas" para o natal.

O último anúncio que eu vi, e me chamou a atenção, foi o anúncio de um lavajato com preço promocional de R$ 30,00 por R$ 12,00 (lavar, aspirar e polir), não acompanhei a promoção até o final, mas até onde eu vi já tinham sido vendidas mais de 1300 lavagens. Faças as contas e veja quando você que comprou poderá lavar seu carro durante os 6 mêses de validade do cupom.


Veja o ranking dos principais sites de compra coletiva:

Fonte: Midiaboom.com.br

Resumo pra mim das compras coletivas: "COMPRE COM PARCIMÔNIA E MODERAÇÃO". Se você tem comentários a fazer sobre compra coletiva, escreva no comentário abaixo de conte sua experiência.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails