Muito bem meus queguidos, chegamos a parte final dessa saga sobre o Twitter. Já vimos o básico, app`s para desktop, glossário e app`s para iPhone. Vamos agora falar um pouco sobre como se comportar nesta rede fascinante.
Na verdade, este não é um post sobre etiqueta, já que eu não seria a pessoa mais indicada para tal tarefa. São apenas alguns conselhos que são sempre debatidos entre amigos que há muito tempo estão na rede. Vamos a eles.
Na verdade, este não é um post sobre etiqueta, já que eu não seria a pessoa mais indicada para tal tarefa. São apenas alguns conselhos que são sempre debatidos entre amigos que há muito tempo estão na rede. Vamos a eles.
Popularidade
Se você não é um cantor de sucesso, artista Global ou ex-BBB, não queira se comportar como tal. Ter muitos seguidores pode ser legal desde que você faça alguma coisa que mereça tal feito. Muitos blogueiros contam com muitos seguidores, e isso é fruto do seu trabalho. Até mesmo pessoas comuns podem ter milhares de seguidores, mas não use isso como termômetro de popularidade para si. Quer ter milhares de seguidores? Faça piadas, informe a previsão do tempo ou fique pelado(a) em frente a webcam, MAS JAMAIS USE SCRIPTS!!! Usando scripts que te prometem milhaaaares de seguidores só mostram o quanto você é mimado. Sim MIMADO. Os scripts funcionam, porém, você perde credibilidade.
Retweets
Embora a idéia do retweet seja espalhar a informação, cuidado com este recurso. Os app`s para iPhone por exemplo, carregam sempre os últimos 200 tweets. Quando existem mais de 200 tweets desde a sua última atualização, aparece um "gap" (um intervalo) na timeline. Se você olha sua timeline apenas algumas vezes ao dia e segue um bom número de perfis, é muito provável (e compreensível) que este gap apareça. O problema é quando uma única pessoa resolve passar o dia todo dando RT em absolutamente tudo. Culinária, informática, pesca, futebol, notas de falecimento, piadas velhas, futebol de novo, ensaio nú, como lavar banheiro, preço da gasolina, moda, frutas da estação, onde Roberto Carlos foi almoçar, quem comeu quem, preço do dólar e futebol (sim, mais uma vez). Aí lá se vão 8361 tweets de uma única pessoa no intervalo de 2 horas. Evite fazer isso, aliás, só faça isso se você quiser perder seguidores. Isto não é marketing, isto é SPAM, ou FLOOD (busquem no Google porque o assunto é extenso!).
Uma outra coisa muito importante que deve ser evitada: não fique dando RT em todo mention que você recebe, principalmente se alguém estiver te elogiando. Isso denota CARÊNCIA. Ok, alimentar o ego é legal, faz um certo bem e tal, mas você não precisa ser tão carente assim. fikdik :P
Contas integradas
Você tem conta no YouTube? E Facebook? Sim? Então você deve ter outras contas em várias outras redes ou "joguinhos" por aí. Vou te dar um conselho precioso: NUNCA integre essas contas ao seu Twitter! Isso é muito chato. Toda hora tem um tweet na TL dizendo assim: "I favorited a youtube video...", e eu não quero saber o que você assistiu ou favoritou. Quer indicar um vídeo? Faça um tweet e coloque o link do dito cujo. "Mas é a mesma coisa!!!". Não é não. Uma coisa é você indicar um vídeo, outra coisa é eu ter que ver tudo o que você fez no YouTube. Aí fica lá: favoritei este vídeo, gostei de tal vídeo, comentei naquele vídeo...
Evite ao máximo integrar esss contas ao Twitter. É chato e ninguém gosta. Não só YouTube, mas Formspring.me, Facebook, Empire Avenue (aff...) e qualquer outra rede ou site que ofereça integração.
Fotos
Postar fotos no Twitter é muito bom. Eu particularmente gosto de ver o que as pessoas postam. Mas é preciso estar atento a uma coisa: o tamanho das fotos. Vale lembrar que o Twitter é uma rede social pensada para a mobilidade. E realmente, a maioria acessa e posta pelo celular. Para quem mora no Japão e tem banda ilimitada, não há problema nenhum nisso. O problema é o tempo que a imagem leva para ser carregada, já que muitos aparelhos contam com cameras de boa resolução. A maioria dos app`s para dispositivos móveis contam com opções de qualidade de imagem para upload. Deixar configurado para qualidade "média" já dá bastante diferença, e não altera a visualização no celular.
Seja autêntico
Esta é a sua ferramenta! Diga o que você pensa, não escreva coisas apenas para agradar alguém, não queira ser quem você não é! Não existe regra para você seguir ou ser seguido por alguém. Se alguém passa a te seguir, você não é obrigado á seguir de volta. Siga os perfis com os quais você se identifica, se alguém te encher o saco, dê Block. Use e se divirta.
Bom meus queguidos, assim termina a série sobre Twitter. Não sou nenhum especialista no assunto, tampouco a pessoa mais coerente do mundo. Espero ter ajudado a quem tinha alguma dúvida sobre este assunto. Nos vemos por aí em outros posts! Muito obrigado a todos que colaboraram com dicas para o conteúdo dos posts.
/// Confira todas as postagens da série aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário