Sondagem entre os 20 colégios líderes do ENEM mostra baixo uso de Twitter, Orkut, Facebook, Blog e Flickr
Facebook, Twitter, Orkut, Blogs e Flickr. As redes sociais já são uma realidade para nove em cada dez internautas brasileiros, de acordo com pesquisa do Instituto Nielsen. Já entre as escolas a situação é bem diferente. Dos 20 melhores colégios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apenas cinco contam com presença nas mídias colaborativas.
Dentre as mídias pesquisadas, o Blog e o Twitter aparecem com 15% de adeptos, seguido do Facebook, com 10%, e o Orkut, com 5%. Nenhuma escola conta com presença no Flickr. O levantamento, realizado pelo Instituto Canal do Livro, mostra que o Colégio Olímpo, de Goiânia, destaca-se com o uso do Twitter, do Facebook e do Orkut.
“Essa situação revela uma disparidade entre o hábito do aluno internauta brasileiro e sua instituição de ensino”, afirma Luiz Chinan, presidente do Instituto Canal do Livro. “Provavelmente, esses mesmos colégios não devem incluir as mídias sociais em suas rotinas pedagógicas, uma competência que será cada vez mais exigida do profissional no futuro”, complementa.
O Instituto Canal do Livro é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2008, que tem o objetivo de usar a tecnologia para incentivar o livro e a leitura e a capacitação de professores no uso de recursos digitais na sala de aula.
Fonte: Direcional Escolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário