"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Eleições 2010: Voto em trânsito será possível! Nem tanto...
Nas eleições para presidente deste ano será possível votar em trânsito, mas para que isto seja possível o eleitor terá que informar à Justiça Eleitoral sua intenção de votar, embora esteja fora do seu domicílio eleitoral. Para isto, o eleitor terá até o dia 15 de agosto que informa o domicílio eleitoral que estará no dia da eleição, desta forma seu título será temporariamente transferido, e após os pleitos eleitorais seu o domicílio do seu título retorna a origem. Simples.
Com esta mudança já temos uma grande evolução com relação as eleições anteriores, que mesmo em nível nacional, só podemos votar em nossa seção de origem. Mas imagine que você informou a Justiça Eleitoral a necessidade de votar em trânsito, viajou para o local indicado, mas terminou o que tinha que fazer e retornou dois dias antes para sua cidade, pensando em voltar para casa e ainda votar no seu lugar de origem. ERRADO! Se você solicitou a transferência temporária terá que votar no lugar indicado, não poderá votar na sua seção de origem.
Esta e outras dificuldades estão sendo criticadas por muitas pessoas, alegando que já temos tecnologia suficiente para viabilizar uma eleição que possamos votar em qualquer lugar. De fato, tecnologia já temos, o que não temos é infra-estrutura suficiente para fazer isto. Existem vários problemas que podemos identificar mas listei apenas duas, que ao meu ver atualmente são grandes restrições: local de votação e segurança.
LOCAIS DE VOTAÇÃO DISTRIBUÍDO
Para atender a população, e facilitar o acesso as pessoas, escolas, universidades, faculdades públicas e privadas são transformadas em zona eleitoral. Muitas delas não tem nem cadeiras, qual seria a infra-estrutura de computadores e rede de dados que elas teriam? Nas capitais talvez fossem um problema mais fácil de resolver e no interior?
SEGURANÇA
Sendo um ambiente de dados distribuído, temos um problema sério de segurança. Os dados precisam ser transferidos para um ambiente central para ser sincronizado, para que não seja possível um leitor votar duas vezes. De quem seria a rede de transmissão? Da escola? Do governo? Quem montaria? Quem iria fazer a gestão? Sei de toda tecnologia disponível para fazer criptografia, certificado digital e tudo mais, como viabilizar e o custo?
Acredito que ainda chegará o dia que votaremos em casa ou na rua por qualquer smartphone. Mas ainda não temos infra-estrutura para isto. Então, se deseja votar fora da sua zona eleitoral, tenha certeza que vai, caso contrário terá que justificar seu voto. De qualquer forma, parabéns a Justiça Eleitoral por mais esta facilidade, para chegarmos ao final de uma maratona, sempre tem o primeiro passo.
Até a próxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário