"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Rio - Animação para o cinema em 2011

Do brasileiro Carlos Saldanha, criador da trilogia "A Era do Gelo", a animação se passa na praia de Copacabana e tem como personagens principais pássaros exóticos adeptos do samba. No filme, que é coproduzido pela Fox, Blu é uma arara azul mimada que não sabe voar, e que vai para o Brasil conhecer não apenas seu país natal como também a vida fora da gaiola, ajudado por Perla, a última fêmea de sua espécie. Confira, abaixo, o trailer:


Fonte: JC Online
Contribuição: Gilberto Veloso

Previsões para as TICs em 2011

IMG_47A estação das previsões para as TICs para o próximo ano chegou! Como todos os anos, a International Data Corporation- IDC saiu na frente. De forma resumida, a IDC prevê que serviços na nuvem, computação móvel e redes sociais vão amadurecer e se aglutinar em 2011, criando um novo “mainstream” (corrente em
voga) para a indústria de TICs.


“Em 2011, nós esperamos ver estas tecnologias transformadoras fazerem uma transição crítica do status de “pioneiros” para “mainstream”, comentou Frank Gens, Vice Presidente Sênior e Analista Chefe do IDC, em 02/12/2010.

“Como resultado, nós veremos a indústria de TICs revolver mais em torno da edificação e adoção desta nova plataforma dominante, caracterizada por mobilidade, aplicações baseadas na cloud e entrega de serviços, camadas geradoras de valor de negócios sociais e analítica pervasiva (em todos os lugares). Em adição à criação de novos mercados e oportunidades, esta reestruturação irá subverter quase cada suposição sobre quem serão os líderes da indústria, e como eles estabelecerão e manterão a liderança”. A plataforma de transição será incentivada por outro sólido ano de recuperação nos gastos em TICs. A IDC prevê que o gasto mundial com TICs será em torno de US$ 1,6 trilhões em 2011, um aumento de 5,7% em relação a 2010. Enquanto o gasto com hardware irá permanecer forte (7,8% de crescimento ano-a-ano), a indústria dependerá, em grande medida, de melhorias em gastos de software (crescimento de 5,0%), e gastos em serviços baseados em projetos (crescimento de 3,5%), bem como de ganhos em outsourcing (crescimento de 4,0%). 

O gasto mundial irá também se beneficiar da recuperação acelerada em mercados emergentes, os quais irão gerar mais da metade de todo novo gasto líquido mundial em 2011. Os gastos em serviços de TICs na nuvem pública irão crescer mais de cinco vezes a taxa da indústria de TICs em 2011, uma subida de 30% em relação a 2010, à medida que as organizações movem um amplo leque das aplicações de negócios para a nuvem. Negócios da cloud de pequeno e médio porte irão emergir em 2011, com a adoção de alguns dos recursos da cloud alcançando 33% entre as empresas americanas de porte médio ao final do ano. Enquanto isso, mais modelos nascentes da cloud privada irão evoluir à medida que provedores de infraestrutura, software e serviços colaborem num amplo leque de ofertas e soluções. Em paralelo, a batalha dos vendedores por posições de poder na cloud será combinada para determinar em qual plataforma de cloud as soluções serão oferecidas, e quem irá prover coerente gestão de TICs ao longo de múltiplas clouds públicas, múltiplos consumidores de clouds privadas, e seus ambientes legados de TICs.
 

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

'Vasou' em rede nacional


Dica: Gilberto Veloso

Informações sobre o #ClubeDaLeitura 2010

Encerramos o primeiro ano do Clube da Leitura ontem, dia 20 de Dezembro. Com o objetivo de estimular a leitura, acreditando que ela pode nos ajudar acrescermos como seres humanos, foi que iniciamos este desafio. Não com o objetivo de criar uma competição onde apenas o primeiro ganha, mas onde todos que se desafiaram a iniciar o hábito da leitura, ou ampliá-lo, sai ganhador.

Com a leitura, ganhamos conhecimento, expandimos nossos horizontes e ela nos faz ver o mundo com outros olhos. Este ano premiamos 3 participantes, em 2011 desejamos premiar muitos outros, queremos expandir o alcance deste Clube, e fazer com que pessoas descubram o prazer de ler. Desejo que este seja um lugar de interação e discussão, participe!

Alguns números:

Livros Lidos
130

Quantidade de Páginas Lidas
31.724

Número de Participantes
24

Os três autores mais lidos:
1º - Bill Hybles [8]
2º - Augusto Cury [7] / Meg Cabot [7]
3º - Sidney Sheldon [6]

O Ranking 2011 já está aberto!
Participe e Divulgue.

Do interior de Minas para a Web

Do interior de Minas para a Web

Clube da Leitura 2011

Ranking 2011

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quem leu o que

A Cura Quântica
Compre Aqui

Fala sobre a cura dos males do corpo sobre os aspectos fisicos e biológicos, utilizando a a filosofia ayurveda. Chopra mostra um modelo de saúde e bem-estar em harmonia com o mais profundo conhecimento espiritual.''

Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)


Vendedor de Sonhos, O
Compre aqui
Fala sobre um homem que se mostra a sociedade como mendigo, mas que esconde muito mais que sujeira e roupas maltrapilhas. 
Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)





Cidade do Sol, A
Compre Aqui


Do mesmo autor do não menos excelente O caçador de pipas. Anteriomente retratou o Afeganistão na visão masculina dos meninos do Caçador de pipas e agora, nos revela o mesmo Afeganistão na visão das mulheres e todo o seu sofrimento com a história de Mariam.


Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)


Leite Derramado
Compre Aqui

Ganhador do Prêmio Jabuti 2010. Não é um livro fácil, mas muito inteligente. A literatura de Chico Buarque é excelente, tanto quanto suas músicas. Retrata um monólgo de um homem de 100 anos de uma família tradicional brasileira, com sua filha. Retrata saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos


Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)
Filosofia de o Símbolo Perdido, A
Compre Aqui




Mais uma aventura de Robert Langdon. Desta vez, decifrando os simbolos da Maçonaria e seus segredos.

Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)





Biografia de um dos casais mais lendários da história. Mostra a intimidade e as particularidades da vida dos filósofos Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.


Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)
Livreiro de Cabul, O
Compre Aqui
É um livro belíssimo. Sofrido é verdade. É a narrativa da autora, que é jornalista, mostrando uma visão feminina dos homens e mulheres afegãos. Fala da época que Sultan Khan, seu anfitrião e livreiro de Cabul foi preso e torturado durante o regime comunista, dos mujahedin e dos talibãs.

Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)




O Menino do Pijama Listrado
Compre aqui



É um dos livros que mais me emocionaram esse ano. É lindo e ao mesmo tempo triste. Sobre uma época dura. Fala sobre amizade em tempos de guerra, a inocência de dois meninos que se tornam amigos, e que são separados por muito mais que uma cerca. Vale muito a pena ler. Também está disponível em filme, que recomendo.

Emanuella Bezerra (@ManuBezerra)





poder+da+palavra+dos+pais,+o
Compre aqui
O livro não traz uma visão determinística de que o que você falar se tornará realidade, mas o que Elizabeth Pimentel aborda são as marcas e influências que são gravadas na mente e no coração de nosos filhos de acordo com o que expressamos pela fala, sejam elas positivas ou negativas, são elas que ajudam a forma o caráter e a estabilidade emocional de nossos filhos.
O que falamos é muito importante para nossas crianças, que formam seus conceitos e valores com base no que ouvem por parte de quem são suas referências em tudo, seus pais. Apesar de não concordar com algumas colocações bastante pontuais da autora, recomendo a leitura.

Rodrigo Cavalcanti [Clube da Leitura]

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Existe inovação sem quebra?!


Segundo a Wikipedia:   
"Inovação significa novidade ou renovação.[1] A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores"

Foto: Blog Chandelier
Existe a possibilidade de inovarmos sem quebrarmos paradigmas? Eu particularmente acredito que não,  mas  ao contrário do que parece ser, a inovação na maioria das vezes não está associada ao criacionismo das coisas, mas na mudança da forma como as coisas podem ser vistas, utilizadas e transformadas. As inovações que mais causam interferência na sociedade, são aquelas que interferem na vida humana, ou seja, não adianta inovar se não houver melhora na vida das pessoas.

Mas o grande entrave para que a inovação ocorra é o medo da mudança,  o risco para fazer algo que foge dos padrões anteriores causa calafrios em algumas pessoas, pelo fato de não haver padrão ou experiência anterior que lhe der o mínimo de segurança do sucesso da inovação. Thomas Edison fez mais de 9.000 experimentos para conseguir encontrar o elemento adequado para construir a lâmpada incandescente, imaginem se ele desistisse? Como ele mesmo diz ser "gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração". 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Premiação do Clube da Leitura 2010

Os livros para premiação do Clube da Leitura chegaram, se você deseja participar ainda dá tempo. Atualize a relação de seus livros lidos em 2010 aqui, serão 3 três livros que serão distribuídos da seguinte forma:

- O primeiro colocado escolhe um dos 3 livros
- O segundo colocado escolha um dos 2 livros
- O último livro será sorteado entre os demais participantes.

Eu estarei fora da premiação, é claro, portanto não se preocupem, caso eu continue em segundo colocado até o dia 20/12, limite para lançamento dos livros. A partir do dia 21/12 estará aberto o cadastramento para o Ranking 2011.

Os Livros:
- A Cabeça de Steve Jobs (Leander Kahney, Ed Agir)
- O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira)
- O Vendedor de Sonhos (Augusto Cury, Ed. Academia)

Você pode atualizar tanto pelo Bússola Tec quanto pelo Bússola Cristã o ranking é o mesmo. Se você for o contemplado e não estiver próximo de mim, mande o endereço que eu mando o livro pra você sem nenhum custo!

Boa leitura para todos!

domingo, 12 de dezembro de 2010

ModNation Racers

Eu gosto de todo tipo de jogo eletrônico. Pode ser estratégia, RPG, corrida, aventura, esporte, pode ser damas, jogo da velha, o que for, não tenho preconceitos. Eu só faço UMA exigência>

O GRÁFICO TEM QUE SER FOFINHO!
lovebot toybox pixel

Gente, eu cresci com Super Mário, Donkey Kong e Alex Kidd. Meu negócio é personagens bonitinhos e gráficos divertidinhos. "Mas e um Uncharted da vida? Os gráficos são lindos!" É fofinho? Não. Ponto final. "Pô, mas e o Prince of Persia?" Tem coisinhas engraçadinhas? Não. Nem pensar. "Rapaz, vou jogar fora meu Nintendo 64 e meu Mario Kart..." Joga no meu lixo, então, poxa! ADOOOORO! \o/

Tendo isso em mente, declaro abertamente meu amor pelo ModNation Racers.


O jogo tem uma central de corridas e uma central de criação. Na central de criação, você edita/monta seu próprio corredor, seu kart, sua pista (MUITO DIVERTIDO criar pistas!!! ^___^), compartilha suas criações com outros jogadores e ainda baixa criações deles. MUITO MASSA. Na central de corridas, você tem as opções que já se esperam - modo carreira e corrida casual com até 4 jogadores. E pode jogar online, lógico! As corridas podem ser só corridas (boooriiiing...) oooou podem ser corridas de ação, no melhor estilo Mario Kart, com armadilhas e tudo mais! E tem estorinha pra contextualizar também. Os vídeos entre as corridas são bem engraçados e deixam você com mais vontade de jogar e ganhar.

Nota 11 pra ModNation Racers. Se você só gosta de joguinho bonitinho feito eu não vai se arrepender. E se você é macho todo, de fazer a barba com motosserra, e só quer saber de velocidade, explosões e adrenalina com gráficos rochedo, pode comprar esse pra jogar com sua namorada que vai dar certo pros dois! Foi o que meu marido fez! ^^*

OBS: o único jogo que não se encaixa na categoria fofinho que eu adoro jogar é Super Street Fighter IV. Mas SÓ por causa das lutadorAs - mais especificamente Jury e C. Viper. Quem não quer ser magra, alta, flexível e PERIGOSA feito elas? \o/

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

2014, futebol e gestão

Se Laurentino Gomes [autor de 1808 e 1822, em breve 1889] fosse escrever um livro sobre 2014, como seria? Bem, não acredito que seria sobre nenhum resumo apocalíptico tal qual o filme 2012, já que estamos falando de números, ou pelo menos quero acreditar que não haverá nenhum cataclisma se as obras para a copa de 2014 não forem concluídas no prazo e principalmente no custo esperado.

Em 2007 tivemos a experiência de sediarmos os jogos PAN-Americano, que tiveram graves problemas do ponto de vista do planejamento e da gestão do projeto. Segundo o ministro do Esporte, na época, Orlando Silva Júnior, o projeto de candidatura do Rio de Janeiro ao Pan-2007 foi "malfeito" e por isso o orçamento do evento estourou, disse ele:

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Justiça mantém demissão imotivada de empregado do Serpro

Mesmo que concursados, os empregados de empresas públicas e de sociedades de economia mista podem ser demitidos sem justa causa, porque uma vez contratados sob o regime celetista aquelas empresas são equiparadas ao empregador comum e podem assim realizar dispensa sem motivação.

A decisão foi tomada pela Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao dar provimento a recurso do Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro, em uma ação trabalhista movida por um ex-empregado, pleiteando a reintegração ao emprego e a unicidade contratual decorrente de haver continuado a trabalhar depois de aposentado. A esse respeito, como o Supremo Tribunal Federal já decidiu que a aposentadoria espontânea não extingue o contrato de trabalho, a unicidade foi-lhe deferida. 

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pesquisa aponta 10 profissionais mais difíceis de achar no mundo

64% das empresas brasileiras têm dificuldade de preencher vaga


Em uma pesquisa realizada com 35 mil empregadores em 36 países, a consultoria Right Management, especializada em gestão de talentos e carreira, chegou aos dez tipos de profissionais e cargos com maior grau de dificuldade para serem preenchidos no Brasil e no mundo. Só no Brasil, foram ouvidas 850 empresas.

De acordo com a consultoria, são eles, em ordem de dificuldade:

1 - Trabalhadores qualificados (profissionais que têm, ao mesmo tempo, qualificação e experiência em determinada área como tecnologia, web designers, enfermeiros e médicos, especialistas em biotecnologia, advogados com conhecimento em leis trabalhistas e administradores especializados em e-commerce).
2 - Representantes de vendas
3 - Técnicos (várias áreas)
4 - Engenheiros (várias áreas) 

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sabe qual é um dos segredos da longevidade? A tecnologia!

Estudos recentes afirmam que idosos norte-americanos que têm contato com a tecnologia vivem mais. Aqui no Brasil o acesso à internet pelo público da terceira idade não para de crescer.



Via: Olhar Digital


 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Forum de Tecnologia em Software Livres

O evento será transmitido pela Internet.
 
O II Fórum de Tecnologia em Software Livre do Serpro – Regional Belém, tem como objetivo a disseminação de tecnologias baseadas em software livre, bem como, a troca de experiências com as comunidades, universidades e empresas públicas e privadas, por meio de palestras e mini-cursos.
O evento é uma iniciativa do Comitê Regional de Software Livre, é gratuito e aberto ao público em geral. Neste ano acontecerá de 10 a 12 de novembro na Regional Belém, com transmissão por video streaming para todas as regionais e escritórios do Serpro, além de transmissão pela internet, permitindo, dessa forma, que todos os empregados tenham acesso aos temas abordados.

As palestras estão alinhadas ao Programa Serpro de Software Livre - PSSL, privilegiando temas focados em tecnologia da informação, trabalhos acadêmicos e estudos de caso.
Faça sua inscrição para as palestras em Inscrições e doe 1kg de alimento não perecível. No dia do evento, estaremos recebendo sua doação de alimento não-perecível, exceto sal, para doação a instituições de caridade.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Resgate de mineiros pela TI


Se empresas de TI fossem responsáveis pelo resgate dos mineiro no Chile, teria sido assim:

Foto: O Eldorado
Seguem mais notícias sobre o resgate dos 33 mineiros por empresas de TI. Quem tiver alguma novidade favor atualizar.

A IBM apresentou duas propostas, uma com abordagem Agile e a outra rupiana. A equipe da abordagem RUP fez uma POC enterrando 33 mineiros da India para testar, e agora temos 66 pessoas para resgatar.


O time Agile foi escolhido porque era o que faria o trabalho mais  rápido, com uma iteração de 7 dias apenas, usando Scrum e XP.


Após a reunião com os representantes do governo chileno, anotaram os requisitos em post-it, grudaram os post-its nos quadros "radiadores de informação" e saíram cavando diretamente até o local, o que provocou desabamento, mas retornaram com os corpos dos 33 mineiros no prazo.

Quando o governo reclamou que era para trazer os mineiros com vida, o time alegou que isto não estava nos requisitos. Mais tarde encontraram um post-it caído sob um armário, onde se lia "Trazer os mineiros vivos." O ventilador da sala foi responsabilizado pelo incidente.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Compra coletiva - Cuidado com a capacidade de atendimento!

De volta ao Bússola Cristã Tec após um longo período de dedicação a escrita do Bússola Cristã, todos devem perceber que manter um blog já não é uma tarefa muito fácil, manter dois então é uma tarefa árdua, mas prazerosa. Mas esta será uma dualidade sempre perene, por isso que chamo os dois blogs de verso e reverso, são duas faces de uma mesma Bússola.

Hoje vamos falar um pouco sobre a febre que tem atingindo o Brasil, os sites de compras coletivas, hoje já temos em torno de 40 destes sites por aqui nas terras tupiniquins, já que este tipo de negócio surgiu nos estados unidos, que tem seu maior representante o site GroupOn com mais de 200 cidades catalogadas só nos Estados Unidos. O modelo de negócio basea-se no princípio: 'compra-se em quantidade para diminuir os custos'. Assim, os descontos praticados pelas empresas variam entre 50 a 90 por cento. Bom para o cliente que compra com preço bem abaixo do mercado, e bom para a empresa que recebe antecipado sobre uma venda que, geralmente, tem 6 meses de prazo para ser entregue ao cliente.

Mas nem tudo é uma maravilha como no país de Alice. Vejo muita gente se empolgar comprando promoções em vários site de compra coletiva, que como já citei pelo twitter, é um estímulo ao consumismo desenfreiado, fazendo com que você compre apenas porque está barato, então cuidado, você pode comprar coisas que não está em seus planos fazer uso de um determinado produto ou serviço.

Tecnologia Como a China se tornou a superpotência dos computadores

Supermáquina chinesa deixou para trás a hegemonia norte-americana com o Jaguar. Foto: Divulgação
Supermáquina chinesa deixou para trás a hegemonia norte-americana com o Jaguar Foto: Divulgação




RAFAEL MAIA

Por uma década, os Estados Unidos encabeçaram a lista dos mais potentes supercomputadores do mundo. O reinado, no entanto, está prestes a ser tomado pela China, que anunciou, nesta quinta-feira, ter criado o mais veloz computador do planeta, o Tianhe 1-A. De país conhecido por eletrônicos de qualidade duvidosa, a China passou ao topo dos países de tecnologia de ponta na informática. E esta é só uma pequena parte de um iceberg que esconde um contexto muito mais amplo.

Fisicamente, o Tianhe-1A tem 262 terabytes de memória e está alocado em 140 gabinetes, além da capacidade de rodar 2.507 petaflops. Em uma conferência, cientistas disseram que a supermáquina, que é capaz de realizar operações matemáticas com uma velocidade 29 milhões de vezes maior do que os primeiros computadores de 1976, será usada para fins astronômicos e pesquisas biomoleculares.

sábado, 16 de outubro de 2010

Crise

Dica: Silvana Castro
Tenham calma, o blog não está virando um site de humor... em breve os posts sérios estarão no ar novamente.

Até a próxima!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vender pela internet exige planejamento e informação

Partir para o comércio eletrônico é uma oportunidade viável e necessária nos dias de hoje, mas exige planejamento e organização. Confira no artigo abaixo.
-- 
Que montar uma loja virtual pode ser negócio bom, barato e lucrativo, os micro e pequenos empreendedores já sabem. Afinal, são eles os responsáveis por 98% dos 60 mil sites que realizam vendas no Brasil, segundo dados da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico. Falta a eles investir na profissionalização da atividade, no planejamento, em informação, sistemas e equipamentos.
Daniel Teixeira/AE
Daniel Teixeira/AE
Lima triplicou o faturamento do seu site após curso sobre comércio eletrônico
É o que aponta o relatório preliminar obtido pelo Estado de uma pesquisa quantitativa sobre uso da internet com 12 micro e pequenas empresas dos segmentos de varejo, serviços, moda, informática, eventos e cama, mesa e banho. O estudo é realizado pela professora do programa de mestrado e doutorado da Universidade Nove de Julho (Uninove) Silvia Novaes Zilber.
De acordo com o levantamento, as micro e pequenas empresas têm conseguido resultados positivos no e-commerce, como aumento da lucratividade, maior alcance geográfico, visibilidade e redução dos custos.
No entanto, ainda encontram dificuldades na escolha dos sistemas (considerados caros e ineficientes), no estabelecimento de parcerias e na busca por funcionários qualificados. Também enfrentam obstáculos para obter conhecimento em tecnologia e e-commerce e obter dinheiro para investir na melhoria dos processos. O estudo mostra ainda que as empresas não realizam planejamento formal antes de abrir uma loja online, possuem poucos indicadores sobre resultados na rede e utilizam, para o comércio na web, a mesma estrutura organizacional de outra área de atividade da empresa.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ele quer saber tudo sobre você!

Fonte: Google Latitude
Ele quer sabe o que você faz, quando tira férias, com quem você conversa, do que gosta de fazer e onde você está. Não estou falando de Deus, mesmo que ele saiba de tudo isto e muito mais, não é Dele que estou falando. Estou falando do FACEBOOK PLACE, lançado no mês passado, ganhou comentário da mídia on-line durante quase 15 dias após seu lançamento. Mas este conceito não é novo, há pelo menos 2 anos já se tem o conceito do que chamamos Redes Sociais Geográficas. 
Uma das primeiras redes sociais geográficas foi o Google Latitude, que tem o objetivo similiar ao Facebook Place, indicar aos seus amigos onde você está naquele momento.  Dentre várias coisas que diferenciam um do outro, uma delas é a política de privacidade, que no Latitude, apenas as pessoas para as quais você deu o privilégio de saber onde você está é quem verá esta informação, diferentemente do Place, que uma vez concedido o privilégio, este pode ser estendido por quem você liberou a visualização para outras pessoas. Mas o pior de tudo isso é que você não tem conhecimento, nem controle sobre isto.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Integração Gmail e GoogleAgenda

Ao criar uma nova mensagem no Gmail percebi o botão convite abaixo do campo de assunto, desta forma você pode enviar um e-mail marcando um compromisso e criar um evento no GoogleAgenda, automaticamente o evento é criado e compartilhado com você e para quem o e-mail foi enviado.


Ao clicar no link Convite você pode configurar o compromisso e pronto, liberado nas agendas.


O recurso de agenda ainda possui o serviço de lhe avisar o compromisso por SMS gratuitamente para clientes da OI e TIM, conforme lista de operadoras compatíveis.

Aproveitem!

Até a próxima.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uma cobra pra nos morder




“Estou criando cobra para me morder”, essa é a frase que mais se encaixa na situação.

Fazia tempo que a Motorola não emplacava nenhum sucesso de vendas na área de telefonia celular. O último tinha sido o V3 por volta de 2004. Depois de muitos celulares praticamente iguais ao V3 e inúmeros fracassos de vendas foi cogitada até a venda da sua divisão de celulares. Daí o Milestone é lançado, ela dá a volta por cima e passa a pisar nos clientes.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Censo 2010 - O censo da tecnologia

O Censo 2010 está sendo o mais informatizado da história. Mas tem coisas que não precisamos de censo para constatar, algumas delas foram retratadas com humor nestas charges que recebi por e-mail.



0800 - o - quê??

Está virando moda o pessoal divulgar número de telefone com o nome da empresa, como o 0800-77-APPLE. Confesso que demorei um pouco pra entender que número é esse.

Então, se você olhar para as teclas dos telefones vai ver que cada tecla tem 3 ou 4 letras. Nesse caso, você digita a tecla que tem a letra da palavra. No caso do telefone acima:

A - 2
P - 7
P - 7
L - 5
E – 3

Na moral, apesar de ser “bonitinho” ler um número dessa forma é um saco. Aliás, esse é o número da assistência técnica dos iPhones fora de garantia da Apple, como já comentamos aqui.

Assistência Técnica do iPhone no Brasil



Vocês já devem ter ouvido falar que o iPhone 4 tem um erro grande no projeto das antenas, dependendo de como o aparelho seja segurado sua mão cria um curtocircuito entre as antenas, fazendo que o sinal do aparelho caia drasticamente. Cai ao ponto do usuário até perder ligações.

Então, isso virou polêmica lá fora até que a Apple resolveu dar “capinhas grátis” para os donos dos aparelhos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Culpe quem não pode se defender: O SISTEMA!

Tem algumas coisas na vida que me tiram do sério, 'desculpa para boi dormir'! Explico. Tente negociar um desconto em qualquer loja que tenha um computadorzinho no balcão e obtenha a seguinte resposta: "o sistema não deixa". Hã?!?!? Isso ai! Conversa pra boi dormir.

As pessoas não se dão conta que quem tem um pouco mais de QI (não precisa passar de 30) sabem como os sistemas são obedientes, eles fazem exatamente o que mandaram eles fazerem, eles não possuem vida própria (por mais que pareça ter), e muito menos sabem se reproduzir. Então por que a culpa sempre recai sobre eles? Por um simples motivo, não podem se defender.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Juntos!!!

JUNTOS!!! Esta é a temática do marketing do Santander após a compra do Banco Real, fusão de empresa sempre é algo que atemoriza, principalmente para quem é comprado. O medo de perder o emprego, do seu setor ser absorvido por outro, ter que mudar de estado ou até mesmo de pais.

Mas o JUNTOS amenizou isto, e como prova disto, as políticas de sustentabilidade e valorização das pessoas do Banco Real estão sendo absorvidas pelo Santander, que era uma marca do marketing do Banco Real.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que a Apple, Microsoft, Nokia e Rambo têm em comum?

O iPhone 4 (da Apple) está previsto para ser lançado no Brasil em setembro. Tá, 3 meses depois do lançamento do aparelho. Não é tão ruim assim. O ruim é que não existem assistências técnicas para o aparelho no Brasil. Nós, idio... pessoas de boa disposição iremos desembolsar cerca de R$ 2.500,00 para comprar um celular que tem garantia de 1 ano e só. Deu defeito com 1 ano e 1 min de vida? “Perdeu playboy!!”. A Apple diz que a responsabilidade da assistência é da operadora e a operadora diz que a responsabilidade depois da garantia não é mais dela. Ou seja: “Perdeu playboy!!” novamente.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Criatividade torna-se a qualidade mais valorizada nos líderes

Quando questionados sobre qual a característica imprescindível para os líderes na atualidade, a maior parte dos CEOs responde: criatividade. Pelo menos, essa foi a constatação de uma pesquisa realizada com 1.541 líderes de corporações, de 60 países, pela IBM.
O levantamento aponta que os CEOs têm buscado novas formas de conduzir suas empresas. Assim, a criatividade dos profissionais em posição de liderança nas empresas fica acima, em termos de importância, do que questões como sustentabilidade e eficiência operacional.
De acordo com o levantamento, essa preocupação em gerenciar a organização de uma forma criativa é um reflexo da recente crise internacional, a qual fez as empresas acordarem para a necessidade de lidar com cenários complexos, voláteis e cheios de incerteza. Como resultado, os CEOs passaram priorizar o relacionamento com os clientes e a habilidade de gerenciar as operações para obter sucesso nesse novo cenário de negócios.
O estudo aponta ainda que os principais gestores das empresas reconhecem os grandes desafios que precisam enfrentar. Assim, oito em cada dez CEOs esperam que o ambiente de negócios torne-se ainda mais complexo, mas só 49% acreditam que suas companhias estão equipadas para lidar com isso de forma adequada.
Anushkar Mohinani
Fonte: CIO 

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Apontador do Bússola: Feliz Aniversário!!!


O mais novo apontador no Bússola Tec
está fazendo aniversário: Argemiro Neto



PARABÉNS PARA VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA!!!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sobre chicletes e fones de ouvido - parte 2

Como eu costumo tuitar, iTunes sucks. O bicho é pesado que só a gota, trava mais do que o Internet Explorer e bagunça os arquivos MP3 da gente! Mas o cúmulo do meu desapontamento veio quando eu estava sem meu computador e queria muito colocar umas músicas que estava no PC de meu esposo.

Peguei as músicas.

Mas espere... EU PERDI AS MINHAS MÚSICAS! Nação Zumbi, Lulu Santos, The Offspring, Mestre Ambrósio, Jamiroquai, Elis Regina, trocentas músicas se foram na hora da "sincronização". Ódio.

Meu PC foi pra assistência e voltou formatado. Sem iTunes.Sem minhas músicas. Tudo bem, vamos sincronizá-lo no desktop... não dá. Tem que baixar o iTunes. Aquele programa pesadão. Nossa internet é uma porqueira - tem nada não, vamos baixá-lo no trabalho. Difícil: nossos trabalhos têm muitas restrições em relação a volume de download - especialmente para questões pessoais. Esse processo foi se arrastando e se arrastando. Minha natureza ansiosa acabou lançando mão de um telefone Sony Ericsson pra poder atender a todas as minhas necessidades musicais.

Curiosamente, os speakers do telefone (um W395) são surpreendentemente melhores que os próprios fones de ouvido (alguém me explique isso). Imagine estar numa máquina de tort... er, musculação, precisando de todo o incentivo pra cumprir as 3 séries de 15, tentando ouvir Chico Science sem conseguir, porque a equalização ficou tão bizarra que Manguetown parece mais um playback. Mexi em todas as opções de equalização do telefone e nada. Imagine também que o telefone não tem clip, não se segura em lugar nenhum da sua roupa ; e você acaba prendendo o danado no elástico da calça, em contato com todo o seu suor. Seboso, não? Mais: comparado com Chicletinho, o danado é um tijolo!

Já tenho o iTunes de volta no meu PC. Em uma noite de uso já deu pra sacar que mil e uma atualizações não conseguiram emagrecer esse elefante branco. Nem pintá-lo de rosa.

Sobre chicletes e fones de ouvido - parte 1

Eu não suporto silêncio. Ao chegar em casa, ligar a TV é a minha primeira providência. Viajo todo dia pro trabalho e fazer essa viagem sem uma musiquinha bacana me deprime. Trabalhar ao computador, malhar, passear, ir ao supermercado: se não tem conversa, tem música.

Mas ouvir música não é suficiente pra mim. Eu preciso de qualidade. Tenho que conseguir distinguir muito bem a linha do contra-baixo, ouvir cada nota fantasma da bateria, contar os backing vocals pelo número de vozes que fazem.

Portabilidade é outro fator muito importante. Eu carrego muita tralha pra cima e pra baixo todo dia - quanto menos espaço essas tralhas ocuparem, melhor. Resisti horrores à idéia de comprar um notebook - mas sou adepta eterna dos netbooks.

Tudo isso pra que todos compreendam como é importante pra mim o fato de eu ser usuária de um iPod Shuffle.

Quando meu assessor para assuntos informáticos e financeiros disse que era uma boa idéia, eu vibrei muito! Meu modelo é cor de rosa, pequenininho, tem a inscrição "worshiPod" no clip e é LIIINDO! Chamo-o de chicletinho. Coisa fofa da Pri. Ele me acompanhava pra toda parte. A ausência de display não era problema: eu tinha mil e uma listas de reprodução, cada uma pra um momento específico (caminhada, academia, relaxamento, leitura, viagem, etc...). Eu era uma usuária feliz.

Até que a lua de mel acabou.

Parodiando uma dessas bandas de forró de plástico, "iPod é feito capim, mas veja que absurdo - você compra, recebe depois vem o iTunes e acaba tudo". Sim, eu me arrependo de ter comprado um iPod toda vez que preciso usar o iTunes.

(continua)

Como você corta o cabelo?



Quando era mais novo ouvia muito o povo dizer que mente vazia é oficina do diabo. Hoje, acredito que mente vazia é oficina também da leseira/besteirol/burrice (digite seu xingamento aqui: ______ ).

Li uma reportagem no site da revista INFO sobre carreira que me deixou abismado, o título: Corte de cabelo revela postura profissional. Como assim Bial?? Além da forma como sento, como olho e até como coço a cabeça dizerem quem sou, agora o corte de cabelo também?

Tá, carecas não deveriam nem trabalhar. Se não tem cabelo não tem perfil profissional. Gostaria de perguntar ao Philip Hallawell (autor da “façanha”) o que dizer sobre os carecas, e o que dizer pra quem tem cabelo ruim, não quer ter trabalho e pela a cabeça?

Melhor, se o cara entra na empresa com um corte reto e curto e depois deixa crescer um pouco pra mudar? Ele mudou de perfil profissional?


[via: Revista INFO]

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quem matou o mouse?

A história de inovações e quebras de paradigmas pela Apple é grande. Foram os primeiros a vender computadores pessoais, a usar mouses, monitores coloridos e por aí vai.

Então, ela lançou ontem pela manhã o Magic Trackpad (perceberam que tudo na Apple é “mágico”ou começa com “i” ou as duas coisas?), que é um trackpad multitouch no mesmo padrão dos trackpad’s dos atuais notebooks da empresa. Depois de usar esse trackpad você olha para os trackpad’s comuns e até mouses e pensa: “que lixo!!”.

Então, a Apple lançou um trackpad gigante que pode ser usado em desktops e agora os mestres da teoria da conspiração já estão começando a pregar a morte imediata do mouse. Eu acho que o mouse vai dar lugar sim, às telas multitouch e até aos trackpad’s, mas nem tão cedo.

Sinceramente, eu torço pra que os drives de CD/DVD/BlueRay desapareçam primeiro, nem que sejam dos notebooks. Um drive de BlueRay custa R$ 450 e um disco de 25GB mais outra facada. Uma pen-drive ou um cartão SD de 32GB custam beeeeem menos que isso, gastam menos energia e ocupam menos espaço.

O que vocês preferem? Mouse, trackpad, tela de toque?

[Atualização: a Folha.com nesse post cita que o trackpad vem substituir o mouse. Não somente não vem para substituir como os desktops ainda são vendidos obrigatoriamente com mouse e é necessário o mouse para configurar o pad.]

segunda-feira, 26 de julho de 2010

“As empresas erram” - Saiba o que são Worknets

As redes sociais são uma realidade hoje, embora muitas empresas não tenham se dado conta ainda. Leia um trecho da entrevista com Christopher Meyer para Época Negócios.

André 
Kopsch "Nos próximos anos, o cotidiano das empresas deverá ser profundamente afetado por uma nova forma de organização, que priorizará a comunicação e o trabalho realizado em redes colaborativas, chamadas worknets. Isso também pressupõe um relacionamento franco com os consumidores, que não pode ser controlado pelas empresas. É este o cenário projetado pelo americano Christopher Meyer, especialista em tendências, presidente da empresa de pesquisa para o futuro dos negócios Monitor Networks de 2004 a 2009 e colaborador da Harvard Business Review. “Não há mais como voltar atrás. As empresas bem-sucedidas no futuro serão aquelas que aprenderem a lidar com as novas ferramentas oferecidas pela tecnologia”, disse Meyer, que participou recentemente em Joinville (SC) da ExpoGestão 2010. Como grande vantagem, segundo afirma, o trabalho em rede traz a diversidade de pensamento, o que acelera o processo de inovação.




1. O que são worknets e como vão mudar a maneira como trabalhamos?_Uma economia baseada na informação exige um novo tipo de organização, fundamentado não na hierarquia, mas na comunicação e no trabalho colaborativo em rede, as worknets. Além de atingir mais profissionais, as redes oferecem acesso à diversidade. Para formar worknets, é preciso responder a cinco questões: qual o trabalho a ser realizado, qual o tipo de profissional necessário para fazê-lo, como cada membro deve participar, como será o cotidiano do grupo e, por último, qual o tipo de tecnologia para colocar a rede em ação. Essa nova organização fará com que os funcionários não mais necessitem trabalhar no mesmo local. Mas talvez a mudança mais profunda seja o contato constante com profissionais de fora da empresa."

Leia a  entrevista completa em Época Negócios

Até a próxima.

sábado, 24 de julho de 2010

Boas Vindas!!!

A Blogosfera é um ambiente altamente democrático e participativo, quem pensa em fazer algo sozinho vai fazer para ele mesmo. Com a criação do blog Bússola Tec eu não poderia ter a pretensão de escrever sozinho, é preciso colaborar, ter opiniões diferentes, outras perspectivas da tecnologia. E para isto, nada melhor do que alguém que não trabalha diretamente com tecnologia, mas a utiliza, como ela mesma diz: "Ama, usa e consome tecnologia", Acesse Quem aponta na Bússola e conheça Priscila Aliança a primeira colaboradora do Bússola Tec e do Bússola Cristã. Quer saber mais sobre esta pernambucana.... siga ela www.twitter.com/prialianca

Seja bem-vida!!! Achei sua cara esta bonequinha.

Em breve teremos mais pessoas apontando na Bússola! Aguarde...

Até a próxima.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Eleições 2010: Voto em trânsito será possível! Nem tanto...


Nas eleições para presidente deste ano será possível votar em trânsito, mas para que isto seja possível o eleitor terá que informar à Justiça Eleitoral sua intenção de votar, embora esteja fora do seu domicílio eleitoral. Para isto, o eleitor terá até o dia 15 de agosto que informa o domicílio eleitoral que estará no dia da eleição, desta forma seu título será temporariamente transferido, e após os pleitos eleitorais seu o domicílio do seu título retorna a origem. Simples.

Com esta mudança já temos uma grande evolução com relação as eleições anteriores, que mesmo em nível nacional, só podemos votar em nossa seção de origem. Mas imagine que você informou a Justiça Eleitoral a necessidade de votar em trânsito, viajou para o local indicado, mas terminou o que tinha que fazer e retornou dois dias antes para sua cidade, pensando em voltar para casa e ainda votar no seu lugar de origem. ERRADO! Se você solicitou a transferência temporária terá que votar no lugar indicado, não poderá votar na sua seção de origem.

Esta e outras dificuldades estão sendo criticadas por muitas pessoas, alegando que já temos tecnologia suficiente para viabilizar uma eleição que possamos votar em qualquer lugar. De fato, tecnologia já temos, o que não temos é infra-estrutura suficiente para fazer isto. Existem vários problemas que podemos identificar mas listei apenas duas, que ao meu ver atualmente são grandes restrições: local de votação e segurança.

LOCAIS DE VOTAÇÃO DISTRIBUÍDO

Para atender a população, e facilitar o acesso as pessoas, escolas, universidades, faculdades públicas e privadas são transformadas em zona eleitoral. Muitas delas não tem nem cadeiras, qual seria a infra-estrutura de computadores e rede de dados que elas teriam? Nas capitais talvez fossem um problema mais fácil de resolver e no interior?

SEGURANÇA

Sendo um ambiente de dados distribuído, temos um problema sério de segurança. Os dados precisam ser transferidos para um ambiente central para ser sincronizado, para que não seja possível um leitor votar duas vezes. De quem seria a rede de transmissão? Da escola? Do governo? Quem montaria? Quem iria fazer a gestão? Sei de toda tecnologia disponível para fazer criptografia, certificado digital e tudo mais, como viabilizar e o custo?

Acredito que ainda chegará o dia que votaremos em casa ou na rua por qualquer smartphone. Mas ainda não temos infra-estrutura para isto. Então, se deseja votar fora da sua zona eleitoral, tenha certeza que vai, caso contrário terá que justificar seu voto. De qualquer forma, parabéns a Justiça Eleitoral por mais esta facilidade,  para chegarmos ao final de uma maratona, sempre tem o primeiro passo.

Até a próxima.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pornografia & Trabalho:"Cuidado olhinho no que vê..."

Há algum tempo as empresas, empregados e a mídia vêm discutindo sobre Política de Privacidade dentro das organizações, principalmente no que diz respeito ao que estão acessando na internet e no e-mail corporativo. A grande maioria das empresas, bloqueiam por padrão sites de conteúdo adulto, religioso ou jogos. E normalmente no ato da contratação do trabalhador é informado sobre estas restrições, e para muitos bastar ter uma oportunidade, ou falha nas regras de bloqueio que ficam por ai colocando os olhinhos onde não devem.

Pela impunidade ou mesmo por acreditarem que a empresa só está ameaçando, e não vai de fato demitir, muitos ignoram a Política de Privacidade aplicada pela empresa e acessam e repassam conteúdos impróprios através dos recursos de propriedade da empresa. Hoje não foi bem isso que aconteceu, 39 funcionário da multinacional Alcoa S.A. foram demitidos por acessarem e repassarem e-mail's com conteúdo pornográfico. Funcionários de 15 anos ou mais de casa foram sumariamente demitidos, sem direito a apelação.
Fonte: link.

Quem está certo? A empresa. Em minha opinião as regras em empresas como a Alcoa estão bem claras, podem não ser plenamente justas ou adequadas, mas ai é outra questão. Não faz muito tempo, tivemos dois claros incidentes envolvendo pessoas importantes e a internet. O primeiro foi o CEO da LocaWeb que xingou o time que sua empresa patrocinava, resultado: DEMITIDO. O segundo, foi o vazamento de informações por um deputado que levou o presidente da casa, Michel Temer, a rever as regras e propor mudanças para regulamentar o uso da tecnologia pelos parlamentares em seções da câmara.

Se existe regra, conhece-a e siga-a. Sendo assim, o que posso lhe dizer é: "Cuidado olhinho no que vê, porque existe um PROXY olhando pra você, cuidado olhinho no que vê".

 Até a próxima.

terça-feira, 29 de junho de 2010

E-book: Um novo modelo de negócio

Ao longo dos anos os avanços da tecnologia têm sido cada vez mais rápido, o que torna difícil acompanhar todos eles, além de gerar alguns dilemas como quem vem primeiro o ovo ou a galinha, ou melhor, o E-book ou o E-reader? Mas antes de chegar  ao cerne dos e-books vamos fazer um paralelo com o que ocorreu com os provedores de internet, que na década de noventa, sua principal fonte de renda era a venda de acesso a internet. Após a entrada da banda larga (que reduziu o acesso pelos provedores convencionais) e os portais de conteúdo (que teve como um dos maiores precursores a Globo.com) que mudaram a forma de conexão e apresentaram conteúdo na internet e fora dela, os provedores convencionais tiveram que mudar a forma de ganhar dinheiro. Passaram a oferecer serviços, melhoraram o conteúdo e a renda passou a vir da audiência alcançada.

Ao meu ver, as livrarias, editoras e autores estão passando por um processo similar ao que passaram os provedores. Precisam mudar a forma de ganhar dinheiro! Com os e-books, não se pode mais pensar em ganhar dinheiro com a venda pura e simplesmente de livros, pois, alguém tem dúvida que haverá pirataria? Não aprovo esta prática, mas sempre haverá um contraventor. Daí precisamos pensar de forma diferente, aproveitar a popularidade muitas vezes gerada pela pirataria e lucrar com ela. Deixem que façam seu marketing virtual e agreguem serviços como os provedores fizeram.

As potencialidades dos e-books são inúmeras e o mercado no Brasil e no mundo são cada vez maiores. Embora vivamos no dilema do ovo e da galinha travado entre editores de e-book e fabricantes de e-readers, o que precisa ser pensado paralelamente a este embate (e-readers não se popularizam porque não existem muitos títulos, os títulos não são produzidos porque os e-readers são poucos e caros) é o modelo de negócio.

A virtualização já é um fato, e a cultura, o conteúdo escrito já estão sentenciado à isto. Os preços precisam cair drasticamente, serviços e recursos precisam ser agregados ao conteúdo dos livros, acesso a internet pelos e-readers. A conectividade vai ser cada vez maior, celulares, netbooks, tablets, tv digital, geladeiras, microondas.... Ops! Me empolguei. Mas aguardem, a interatividade vai fazer parte do DNA da próxima geração. Você acha que o livro de papel (que eu adoro) vai resistir?

Até a próxima!

terça-feira, 22 de junho de 2010

INSUBSTITUÍVEL!!!

De antemão, este texto não é meu e também não sei de quem é. Mas achei oportuno compartilhar com vocês.

Boa Leitura!

INSUBSTITUÍVEL

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: " Ninguém é insubstituível."

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reuniões em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta? - Tenho sim. - E Beethoven ?

- Como? - o encara o diretor confuso. - O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio.....

O funcionário fala então: - Ouvi essa história esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal, as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.

Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...

Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.

Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.

Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."

"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso!
É bom para refletir e se valorizar!

Um bom dia..... insubstituível!!!!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Qual título você daria a este post?

A maioria de nós quando estava saindo da fase de criança para a adolescência (as vezes antes), começamos a ouvir de  nossos pais: "Estude, conhecimento ninguém tira de você". Muito bem, é uma verdade. A questão é que levamos dentro de nosso subconsciente este mantra, e quando chegamos ao mercado de trabalho temos medo de compartilhar o conhecimento que adquirimos, o que é óbvio, aprendemos que é este nosso diferencial, e que pode nos render uma promoção ou até mesmo o emprego.

Este conceito está arraigado na sociedade de maneira geral, as pessoas têm medo de compartilhar recursos, informação, contatos.... e por ai vai, a lista pode não ter fim. Mas o fato de não se querer compartilhar as coisas, deve-se ao conceito de que compartilhar é associado ao conceito de perda, quando deveria ser somar. Daí teme-se a perda de controle, de faturamento, de clientes, de amigos... outra lista sem fim.

O conceito é eu forneço, você consome! Lógico, dentro do que eu desejo liberar para seu consumo, ou do que me é conveniente. Isto vai das mídias informativas, televisão, artes, blogs e Softwares! Mas já há alguns anos estamos vivendo uma mudança nesta forma clientelista de ganha-perde, a cooperação do ganha-ganha tem tomado lugar. O lugar onde todos podem e devem ganhar e ter espaço e contribuir para a melhoria de algo que já existe, não deveríamos reinventar a "roda", vamos melhora-lá!!! Mas as pessoas querem ser o primeiro, o melhor, ainda que não dê o crédito a quem iniciou, ou pior, não deixamos ninguém contribuir com a melhoria do processo.

Jonh Maxwell, em um de seus livros (não me lembro qual) tem uma frase que acho extremamente adequada: "As pessoas defendem o que ajudam a criar". Os "nerds" dos desenvolvimento colaborativo de softwares estão anos luz na frente dos presunçosos que acham que podem fazer tudo sozinho, ou que são donos da verdade. Neste mundo da Web 2.0 todos são fornecedores e consumidores, de informação, de templates, de projetos, de lazer, comunicação.... outra lista sem fim! Este princípio é que tem feito as redes sociais explodirem, pela possibilidade das pessoas poderem exercer a contribuição, algo que eu acredito estar no gene humano, apesar de adormecido pelo individualismo.

Só temos dois caminhos, ou reaprendemos a cooperar, ou estaremos socialmente excluído desta nova sociedade, veloz e mais informada do que nunca! Não podemos e teremos condição de estar inventando uma roda a cada semana, coopere, contribua, permita que as pessoas cresçam junto com você e toda a sociedade ganhará, melhorando uma roda já existente.

E para fazer diferente não dei um título a este post, deixe seu comentário e dê um título a este post.
Colabore e faça a diferença!

Até a próxima!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Marketing e redes sociais, uma mistura perigosa

Foto: Divulgação http://chuvadetwix.com.br/

Muitas empresas estão começando a sentir o peso do e-Marketing, ou marketing eletrônico. A Mars Brasil lançou uma campanha muito bem elaborada, diria até empolgante, fazendo uma linha paralela no tempo através de diversas cultura que "presenciaram" a Chuva de Twix desde a antiguidade. O último domingo (30/06) seria mais um destes dias que nossa cultura presenciaria mais uma destas chuvas de chocolate, mas não foi bem uma chuva que os mais de dois mil participantes tiveram, houve na verdade uma chuva de reclamações.

Dentre as reclamações que foram registradas pelos meios de comunicação foram, a concentração na distribuição manual dos chocolates, restrição da área de acesso e papel picado misturado aos chocolates. Resultado: frustração de quem esteve presente para presenciar e pegar os chocolates que caiam do céu como por "milagre".

A empresa subestimou o impacto e o alcance que as mídias sociais tem, atualmente, em nossa cultura. Esta mistura de marketing que pode se tornar uma mistura altamente perigosa se as expectativas criadas não forem atendidas. A questão é: quando falamos em chuva pensamos em abundância, fartura que dá pra todos. A metáfora não foi seguida na prática, apesar da empresa ter anunciado que distribui mais de 16 mil chocolates tivemos "faltura" de Twix e não fartura. Resultado, a reação na rede foi imediata que não pouparam tags circulando no Twitter sobre o assunto, como #chuvadetwixfail.

A campanha teria sido sensacional se o final tivesse sido mais planejado e melhor estimado. É indiscutível que houve uma falha no planejamento, pensar na expectativa e projetar o alcance que a rede pode dar a sua campanha é fundamental. Estamos entrando numa nova era de conhecimento construção de relações virtuais, onde o papel do marketing assume uma nova conotação.

Divulgar na rede não é o mesmo que colocar uma dúzia de Outdoors na cidade, então, se desejar fazer uma campanha desta forma, [que na minha humilde opnião foi sensassional, exceto pelo fato de substimarem o resultado que a própria campanha poderia promover], deve-se criar mecanismos de mensurar o alcance do seu púplico. Por exemplo, se no próprio site da Chuva de Twix tivesse algo que as pessoas pudesse dizer: "Estarei lá!", "Levarei meu guarda chuva" ou coisas semelhantes poderiam ter uma estimativa melhor do público.

De qualquer forma, vamos torcer que este incidente não manche a imagem da companhia e do chocolate, e que da próxima vez, se houver uma próxima vez, pesem bem no público que podem alcançar.

As organizações precisam fazer uso das redes sociais com inteligência, sem aquele marketing de spam de ofertas, mas de maneira inteligente e planejada.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails